Há um tempo me contaram por alto a história de um homem que desejava possuir o conhecimento de todas as coisas do mundo, ou seja, a onisciência. Esse homem então havia feito um pacto com o Diabo para conseguir o que tanto almejava. Depois de um tempo eu vim a saber que essa era a história de Fausto, claro, superficialmente falando.

A história é bem mais complexa, mas a existência, ainda que literária, de um homem que almejava o saber infinito me fez ver que eu não estava sozinho em meu sonho utópico e megalomaníaco (claro que a parte do pacto a gente descarta). Sim, eu também desejo – inclusive busco, dia após dia – a onisciência. Sei que isso não é possível, obviamente, mas eu tento, juro que tento! Leio tudo que posso, vejo tudo o que é posto a minha frente e tento absorver algo de tudo que passa pela minha vida.

Mas talvez você esteja se perguntando: “o que isso tem a ver com a pergunta ‘o que é culti?’. Respondo: Para mim, tudo é culti, tudo é cultura.

Há diversas definições para a palavra cultura. Se você se der o trabalho de procurar, vai encontrar diversas opiniões. Para alguns cultura é o conhecimento que os mais velhos passam aos mais novos com vistas a perpetuar uma certa característica daquela comunidade, como por exemplo a cultura indígena.  A definição  que mais me agrada é a de cultura como sendo, basicamente, tudo aquilo que não é comportamento natural. Portanto as leis são culturais, as regras de trânsito, a monogamia, as maneiras de se comportar etc. Eu vou além, para mim a cultura é toda  bagagem de informações e experiências vividas que você acumula durante a vida. Com isso estou querendo dizer também que não há uma cultura melhor  que outra. Não há a boa cultura e a má, há apenas uma. O julgamento de valor é extremamente cultural.

E o que isso quer dizer? Quer dizer que funk para mim é tão cultural quanto Mozart. Que Paulo Coelho é cultura! E Saramago também! Tudo é válido. Há quem diga que devemos apenas escutar boas músicas e ler bons livros, afinal o mundo está cheio de lixo. Pode até ser verdade, mas como saber o que é uma boa música ou um bom livro? Só porque alguém, teoricamente mais capacitado do que eu, disse que é bom, eu tenho de concordar? Acredito que não. Cria-se uma ideologia em relação a certas manifestações culturais. Pop, funk, sertanejo, forró, Paulo Coelho, best-sellers em geral, livros de autoajuda, comédias de Hollywood, novelas… é tudo um lixo cultural feito para emburrecer as massas que o consomem. Você compartilha desta idéia? Tudo bem, você tem este direito, eu inclusive não suporto certos tipos de música e certos escritores. O que combato aqui é o estigma criado em relação ao gosto das pessoas. Por que uma pessoa que ouve funk ou ama Madonna aparentemente não pode ter o mesmo nível intelectual de alguém que ama jazz e já leu toda a obra de Proust? Por que o leitor de Proust não deve gostar de Sidney Sheldon? Os estigmas podem até ser válidos para a maioria, mas por que vê-los como uma verdade irrefutável? Faço essas perguntas pois eu mesmo já me vi embasado nestas ideologias, e digo: já caí do cavalo muitas vezes.

Então não ache que pelo nome do blog ser Culti irei falar SOMENTE de coisas ditas cult. Ser culto não significa apenas ler os clássicos, ver os filmes de pouca bilheteria ou escutar músicas que não fazem parte do mainstream. Acredito numa cultura maior que qualquer julgamento de valor e continuarei sempre buscando por ela, perseguindo minha vã onisciência, até o dia em que não puder mais.

Obrigado.

3 Responses to “O que é Culti?”


  1. 1 beatsbydre 07/06/2011 às 08:36

    I’m not savvy enough to foretell all the ramifications but I do perceive it might be bad. I’m not sure what I’d move my investments according to in all of your scenario.As designed for tanking all your economy designed for political gain, I wish they’d go ahead as well as do it (that definitely is, worse than they already include). monster beats turbine pro!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: